-
Arquitetos: Aedas
- Área: 1832 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Andrew Loiterton
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa colina na ilha de Hong Kong, este edifício residencial privado de nove pavimentos se encontra numa área urbana que possui, ainda, uma densidade relativamente baixa. Aedas desenhou uma escada escultórica que se assemelha a três cubos de gelo empilhados para o edifício, criando um sentido de drama para os residentes amantes da arte.
O proprietário da residência é um colecionador de arte moderna e possui um grande interesse na escultura de Henry Moore. Aedas expressou a colisão entre os aspectos formais da família e a liberdade de expressão artística na fachada e escada - a primeira é controlada com linhas uniformes e módulos de 1,5 metros, enquanto que a segunda pontua esta ordem definida e divide a fachada de forma ordenada em três porções. Este contraste marcado se converte num ponto focal, que torna o prédio ímpar em seu entorno imediato.
O projeto também oferece flexibilidade para que o proprietário possa converter o edifício em apartamento no futuro, o que garante uma longa vida e as possibilidades de reutilização adaptativa.
THR350 foi recentemente premiado com cinco estrelas pelo Best Architecture Single Residence em Hong Kong no Asia Pacific Property Awards 2013 e foi nominado aos prêmios do World Architecture Festival Awards deste ano sob a categoria Edifício Concluída - Casa.